top of page


O feito rendeu a Watson, Crick e a outro inglês, o físico Maurice Wilkins, o Prêmio Nobel de Medicina 10 anos mais tarde e permitiu à ciência o conhecimento de como as formas de vida se organizam de geração em geração. Antes, com Mendel, já se sabia que a hereditariedade das características humanas se deviam aos genes, tanto que ele é considerado o pai da genética.

Uma estrutura de ferro e madeira, imitando uma hélice dupla, foi a forma que os biólogos James Watson e Francis Crick encontraram para demonstrar como é a forma da molécula de DNA. No dia 25 de abril de 1953, eles publicaram na revista científica Nature o artigo histórico em que descreviam a estrutura. A descrição é considerada um dos grandes marcos da biologia no século 20 e certamente contribuiu para a o desenvolvimento de uma nova área de pesquisa que então nascia, a biologia molecular.

Rosalind Franklin e sua descoberta, a forma da molécula do DNA

Se hoje o formato helicoidal da molécula do DNA é bastante famoso, é graças a Rosalind e seus companheiros. Entretanto, como faleceu muito jovem, aos 37 anos, por causa de um câncer no ovário, em 1958, acabou não recebendo o merecido reconhecimento. Mas o caso é complicado por envolver muitas coisas.

Rosalind conseguiu a chamada “fotografia 51″, uma imagem que mostrava as moléculas de DNA, em 1952. Durante meses, ela analisou o trabalho, mas não percebeu como era o formato do DNA. Pouco depois, um aluno dela levou a questão para o cientista Maurice Wilkins, que compartilhou a imagem com outros estudiosos.

James Dewey Watson e Francis Crick, viram que se tratava de uma dupla hélice e publicaram a informação na revista “Nature”, em 53. Franklin sequer foi citada. Nove anos depois, em 1962, o trio recebeu o consgrado Nobel de Fisiologia/Medicina e Franklin seguiu esquecida.

Foi somente no final da década de 60 que o papel de Rosalind Franklin nesta descoberta começou a ser descoberto. Em 2000, o próprio Watson falou sobre o assunto polêmico e admitiu que a cientista foi fundamental. Segundo ele, “ela não soube interpretar os dados”. Mas, como o Nobel não pode ser dado postumamente, ela não recebeu a honra.

FOTOGRAFIA 51
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page